Pela quarta vez somente neste ano, o Facebook ficou novamente offline na tarde desta segunda-feira (12) no Brasil e em diversos países ao redor do mundo. A queda ao acesso à rede social mais utilizada no mundo, seja por computadores ou dispositivos móveis, teve início por volta das 16h, no horário de Brasília (DF), e retornou para alguns usuários uma hora mais tarde. 


O pouco tempo, no entanto, serviu para mostrar que a rede - que muitas vezes perde espaço para o Instagram e WhatsApp - ainda é relevante. Uma prova é o burburinho e o engajamento percebidos na internet em pouco mais de 60 minutos de sistema inoperante. 
Outras quedas
Além do episódio desta segunda-feira (12), o Facebook ficou off no Brasil e outras localidades em, pelo menos, outras três vezes somente neste ano. 
Os tombos aconteceram em 25 de janeiro, 3 de agosto e 3 de setembro. 
A reportagem procurou a assessoria da empresa em São Paulo, mas ainda não obteve resposta sobre o que causou a queda. Mais cedo, afirmou apenas que sabia que "algumas pessoas" estavam tendo problemas para acessar o Facebook e que estavam trabalhando para "resolver a questão o quanto antes". 


No microblog Twitter, pessoas de várias localidades utilizaram hashtags sobre o assunto e levaram o tema ao topo do Trending Topics no planeta - ranking do próprio Twitter sobre as questões mais discutidas naquele momento.