A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência Municipal de Defesa Social, inicia no dia 19 de novembro uma nova etapa de cirurgias de esterilização de animais domésticos pelo Castramóvel, veículo totalmente equipado para o procedimento. A ação vai atender cerca 150 cães e gatos de tutores de baixa renda, protetores de animais independentes ou mantidos por ONG’s. O cadastro deve ser feito na sede da Defesa Social, que fica na Avenida Abreu Lima, nº 84 (sede da Guarda Municipal), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Os documentos necessários são cópias do RG, CPF e comprovante de residência.  

A primeira etapa de atendimento aconteceu em julho/agosto de 2018, quando foram realizadas 340 castrações. Na segunda fase, em setembro/outubro, mais 300 animais foram esterilizados. A ação é resultado de um convênio entre a Prefeitura e a Associação dos Municípios do Alto do Rio Pardo (AMARP), que possibilitou a recuperação do Castramóvel, adquirido em 2014, mas só utilizado este ano. 

A presidente da ONG SOS Bichos, Carla Viviane, elogiou a ação da Prefeitura. “Estamos muito satisfeitos porque atende as demandas das pessoas que realmente precisam, dos animais carentes que necessitam da castração. A equipe é competente e atenciosa e as cirurgias são muito bem feitas”, disse.

Para a presidente da ONG Francisco de Assis, Luciene de Castro, castração é a única maneira humanitária e eficaz de controlar a superpopulação de animais e evitar o abandono. “Já foram 600 esterilizações e sabemos que vem outro mutirão. Quanto mais, melhor! Assim teremos uma Pouso Alegre de qualidade para seus cidadão e para os animais, que são o foco da nossa causa”, enfatiza.

Simultaneamente à ação do Castramóvel, o Centro de Bem Estar Animal segue, durante todo o ano, com o Programa de Castração para cães e gatos que pertencem a tutores de baixa renda ou estão em situação de abandono.


Por: ASCOM