--> Socorristas voluntários de Minas param atendimentos após nova lei | Minas em Foco

Socorristas voluntários de Minas param atendimentos após nova lei

Entidades que reúnem 1,8 mil pessoas que atuam como socorristas voluntários estão com as atividades suspensas em Minas Gerais. O motivo é a ...

Entidades que reúnem 1,8 mil pessoas que atuam como socorristas voluntários estão com as atividades suspensas em Minas Gerais. O motivo é a inadequação a uma lei estadual, regulamentada por uma portaria do Corpo de Bombeiros, que disciplina a atuação em atividades de competência dos militares, como busca e salvamento, prevenção e combate a incêndio e pânico e atendimento pré-hospitalar. 


Representantes das instituições que abrigam os voluntários dizem que a exigência exclusiva de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atuar diretamente com as vítimas inviabiliza o trabalho, que significa 40,5 mil atendimentos por ano no estado. 

A maioria dos voluntários é composta de bombeiros civis, que recebem uma série de treinamentos para atuar em acidentes de trânsito e outros tipos de ocorrência. Os grupos de socorristas também pontuam que, ao impor regras que inviabilizam a atividade, a lei vai dificultar a vida da população que vive longe de cidades onde há presença dos bombeiros militares. 
Foto: Reprodução/Minas em Foco
A corporação, por sua vez, sustenta que a legislação vem para regularizar tarefas de grande responsabilidade que eram realizadas sem controle e trazem os preceitos estipulados pelo Ministério da Saúde.


O contexto por trás da suspensão das atividades dos voluntários, que foi anunciada na terça-feira, começou a se desenhar em janeiro de 2018, com a sanção da Lei Estadual 22.389, que disciplina o exercício das atividades de competência do Corpo de Bombeiros por voluntários, profissionais e instituições civis. A norma diz que são tarefas de competência dos militares a prevenção e combate a incêndio e pânico, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar. Segundo a lei, torna-se responsabilidade do Corpo de Bombeiros criar requisitos para o credenciamento de voluntários, para regulamentar cursos de formação de voluntários, para padronizar uniformes e veículos usados nos atendimentos.

Em julho, a Portaria 33, publicada pelos bombeiros, regulamentou a lei e trouxe maior detalhamento da norma. Ela deu prazo até o fim de 2018 para os grupos se adequarem às determinações, sob pena de advertência, multa e interdição da atividade se continuassem atuando, a partir de ontem, fora das regras. A norma que mais incomodou os grupos voluntários foi a que exige que somente médicos, enfermeiros ou técnicos de enfermagem atuem diretamente no contato com vítimas em caso de atendimentos pré-hospitalares. Sem condições de atender essa determinação, os grupos pararam de fazer os resgates. O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários e Equipes de Resgate Voluntário do Estado de Minas Gerais (Volunterminas), Fabricio de Oliveira Coelho, diz que essa exigência é praticamente impossível de ser cumprida, pois a grande maioria dos voluntários é de pessoas formadas para atuar como bombeiros civis, que passam por uma série de treinamentos que capacitam para atuação em salvamentos, resgates e socorro de vítimas.

“Os voluntários que atuam dentro do estado têm capacitação para prestar o serviço. Os profissionais recebem treinamentos de qualificação de acordo com a realidade do município em que atuam”, afirma Fabricio. Ele pontua que em muitos lugares do estado o atendimento ocupa uma lacuna deixada exatamente pela ausência dos bombeiros naquele município. Ele coordena um grupo em Três Marias, na Região Central do estado, e tem parceria com a prefeitura. As chamadas para o número 199 são atendidas diretamente pelos voluntários. Um acidente na BR-040 no perímetro de Três Marias, por exemplo, deve ser atendido pelos bombeiros de Curvelo, a 130 quilômetros. “Entendemos que os bombeiros estão cumprindo a lei, mas queremos que ela seja readequada”, completa.

Um local de atuação dos voluntários bastante conhecido é a BR-381, no trecho entre BH e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, que ganhou o apelido de Rodovia da Morte pelo volume de acidentes e pela violência das batidas frontais, que se repetem sem as obras de duplicação prometidas há anos. Quatro grupos voluntários atendem acidentes na 381, aumentando a capilaridade em lugares em que muitas vezes a chegada dos bombeiros ou do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é complicada pela distância entre as bases e os pontos das batidas.

O presidente do Serviço Voluntário de Resgate de João Monlevade (Sevor), Renato Luiz Carvalho, destaca que os bombeiros civis que trabalham como voluntários do Sevor recebem entre 250 e 300 horas de cursos de atendimento pré-hospitalar, resgate e altura, desencarceramento de veículos, resgate aquático e incêndio. “Nunca tivemos nenhum questionamento de conduta técnica errada. São 23 mil atendimentos desde 2000, quando fomos criados. Acho que a mortalidade vai aumentar pela falta de atendimento. Em Monlevade, a unidade mais próxima de bombeiros fica em Itabira. Mas são 40 quilômetros de distância em um trecho sinuoso, que significa mais de uma hora de deslocamento até a chegada dos militares”, afirma.

Carvalho pontua que a portaria é importante para regulamentar os serviços, principalmente a fiscalização das escolas que ministram cursos que servem como preparação dos voluntários. Mas ele aponta que faltou discussão para encontrar uma forma de absorver o trabalho dessas pessoas sem a necessidade de interromper os serviços. Tanto ele quanto o presidente da Volunterminas dizem que os bombeiros foram procurados e um ofício foi encaminhado em outubro ao comando-geral da corporação, porém sem resposta. O Sevor organiza uma manifestação hoje, às 18h, na porta da Câmara Municipal de Monlevade e também lançou um abaixo-assinado na internet para manter as atividades do serviço.
 

Convênios como saída


O major João Guilherme Britto Vieira, que é chefe da Divisão de Gestão de Atividades Auxiliares do Corpo de Bombeiros, diz que a exigência de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atuar nas ocorrências com vítimas é prevista em portaria do Ministério da Saúde de 2002 que disciplina o atendimento pré-hospitalar. “Existe um lastro técnico científico por trás dessa portaria. Não estamos proibindo em hipótese alguma a atividade dos voluntários. Isso não é verdade. Só que eles precisam se adequar. Uma atividade tão importante como essa precisa estar aliada a um aparato técnico”, diz o major.



O militar destaca que o caminho mais adequado para os socorristas é procurar a Secretaria de Estado de Saúde para que os grupos de resgate voluntário sejam reconhecidos como instituições que prestam um serviço de relevância devidamente conveniado com o estado. A partir daí é possível buscar o credenciamento junto ao Corpo de Bombeiros, mesmo com profissionais que não sejam médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem na linha de frente. Porém, o major destaca que as associações tiveram seis meses para buscar essa solução e não o fizeram.

“Entendemos os voluntários como parceiros e reconhecemos que eles promovem um serviço de relevância, só que esse serviço tem que estar de acordo com as normas. Precisamos ter a garantia de que as pessoas estão bem treinadas. Sei que determinado voluntário tem a preparação, mas se você quiser pode criar agora uma brigada de incêndio e não havia até então nenhuma norma para regulamentar isso”, afirma. O major confirma que os bombeiros receberam um ofício dos voluntários, mas que, em virtude da quantidade de questionamentos, o documento ainda está sendo respondido. Outras orientações já foram repassadas pessoalmente em encontro com representante dos voluntários, conforme o militar. ( Com informações Estado de Minas )

Nome

‘blitz’ da PM,2,#acidente,6,#fogo,1,#minas,3,#norte,1,A greve,3,A Voz do Brasil,1,Abaeté,1,Abastecimento de combustível,2,Abate clandestino de animais,1,ABPA,1,Abusar sexualmente,2,Abuso Sexual,10,Acampamento pró-Lula,1,Ação contra fraudes,1,Ação em Saúde,3,Ação no Trânsito,2,Acidente,10,Acidente aéreo,8,Acidente com bicicleta,3,Acidente com ónibus,4,Acidente com ônibus na capital Mineira,1,Acidente de carro,4,Acidente de Trânsito,99,Acidente entre caminhões,1,Acidente na BR-265,1,Acidente na BR-381,1,Acidente na MG-167,1,Açougueiro preso,1,Adolescente desaparecido,2,advogada desaparecida em Pouso Alegre,1,Agência bancária,2,Agências bancárias,2,Agente funerário é preso por tráfico de drogas,1,Agente penitenciário,1,Agildo Ribeiro,1,Agnaldo Timóteo,1,agredindo,1,Agressão,4,Agressões a jornalista,1,Agressões a jornalistas,1,Airbag,1,Álcool gel,1,Alerta,1,Alfenas,3,aliciar garota,1,Alistamento militar,1,Alto Jequitibá,1,Alto Paranaíba,2,AMG-1530,1,Andradas,2,animais,2,Anvisa,5,Apagão,2,Aplicativo,20,Aplicativo de transporte,9,aplicativo Juntas PLP 2.0,1,Aplicativos de transporte,2,apoio,1,Aposentadoria,3,Ar seco,1,Argentina,1,Arma de chumbinho,1,Arma de fogo,1,Armas químicas,1,Assalto,11,Assalto a taxista,1,assassinada,2,Assassinado,1,Assassinato de jovem,2,Assédio sexual,1,Asteroide,2,Ataque,2,Ataque de hackers,5,Atendimento,2,Atentado criminoso,10,Atingido por um raio,1,atleta,1,Atletismo,1,Atropelamento,4,aumenta,1,Aumento,1,Aumento abusivo,1,Aumento da gasolina,12,Aumento do diesel,12,AutoEsporte,4,Automobilismo,2,Autopista,1,Auxílio Emergencial,23,Avicii,1,Balburdia,1,bandeira,1,Bandeira amarela,1,Bandidos invadem sitio e roubam boi de estimação,1,Barulho,1,bebê,1,Bebê abandonado,2,Bebê de 11 meses que sofreu traumatismo craniano,1,Bebê de 11 meses sofre traumatismo no crânio após queda em creche,1,Bebê recém-nascido é encontrado abandonado,1,Beleza e Saúde,7,Bem Estar,2,Bem Estar Animal,1,Benefício para o cidadão,1,BH,3,blitz,1,Blitz policiais,1,bloqueia,1,Bloqueio,1,Boa Esperança,1,Boato,1,Boatos,2,Bob Marley,1,Boleto Bancário,2,Bolsa Família,1,Bolsonaro,6,bombas,1,Bombeiros,1,Boneca Momo,1,borda da mata,1,botão,1,BR 459,1,BR-040,1,BR-116,1,BR-381,1,Brasil,170,Brazilian Beast,1,Brumadinho,5,bruxo,1,Bullying,1,Burger King,1,Cachorrinha desaparecida,1,cachorro,2,Cachorro é resgatado,1,Cachorros abandonados,1,Cães mortos dentro de freezer,1,caixa,8,Calor,1,Camaro de MC Brisola,1,Caminhoneiro,3,Campanha,2,Campanha de prevenção,2,Campanha de Vacinação,5,Campinas,1,Campo da Lema,1,Canal no YouTube,1,cancelamento de show,1,Cannabis,1,cantor Cristiano Neves,1,cantor sertanejo,2,Cão farejador,1,Caravana do ex-presidente Lula,1,Caravana do Lula,1,Cargas paradas,1,Carlinhos Brown,1,Carnaval Bloco do Urso,1,Carreira Militar,1,Carteira Nacional de Habilitação (CNH),1,Carteiras de estudante,1,Cartel no setor de combustíveis,1,Caso Inusitado,1,Castração de cães e gatos,2,Catástrofes,1,Cauby Peixoto,1,Causa animal,1,Celebrando a vida,1,Celebridade,4,celular,1,Cemig,5,Cemitério Municipal,1,Central de Minas,2,Centro Oeste,1,Centro-Oeste,6,Certificação,1,Certificação do Ensino Médio,1,Chacina,1,Chevrolet,1,choque,1,chuva,5,Chuva de meteoritos,3,chuva preta,1,Cidadania e Justiça,32,cidadão,1,Cidade,28,Cidades,171,Ciência,2,Ciência & Tecnologia,2,Ciência e Espaço,14,Ciência e Tecnologia,113,Ciência espacial,1,Cigarros contrabandeados,1,Cimed,1,Cinema,2,Cinturão de asteroides,1,Clínica alvo de roubo,1,cloroquina,1,CNH digital,1,CNH falsa,1,Cobra cascavel,1,Coca Cola rende indenização a consumidora mineira,1,Codiv-19,2,Cofen,1,Comandante do Exército,1,Comando Vermelho,1,combustíveis,1,combustível,3,comércio,1,Comércio ilegal de CNH,1,cometa,1,Compositor e Escritor Luiz de Castro,1,Comunicação,2,Concurso público,1,Condenação,2,Condenação de Lula,4,Condenado,1,Conferente desaparecido,1,confrontos,1,congresso,1,Consumidor,1,Conta em motel,1,Contrabando,3,Contrabando de maços de cigarro,1,Contran,4,Copa da Rússia,1,Coronavírus,153,Coronavoucher,24,Corpo de Bombeiros Militar,1,Corpo de Jovem é localizado,1,Corpo Encontrado,1,Corpo mulher de desaparecida,1,Corpos perigosos,1,Corpus Christi,1,Correios,4,Correios em crise,1,Corrente do Bem,2,Cosmético irregular,1,Covid-19,116,cpf,1,creche em Janaúba,1,Credenciais vazadas da Netshoes,1,Creme Risotex,1,Criança agredida,2,Criança desaparecida,1,crianças em rituais macabros,1,crianças esquartejadas,1,Crime,38,Crime Ambiental,2,Crime barbaro,24,Crime Bárbaro,5,Crime de furto,10,Crime de racismo,3,Crime macabro,3,Crime organizado,5,Crime Virtual,8,Crimes Cibernéticos,10,Criminosos,2,criptomoedas,1,Cristiano Felício,1,CRLV,1,crush,1,Cuidados,1,Cultural infantil,1,Cupom falso,2,curadas,1,Cursos a distância,1,Cursos amp; Concursos,2,Cursos e Concursos,11,Cursos gratuitos,2,Cursos técnicos gratuitos,1,Curva do Boi,1,Dados vazados,1,decreto,2,Deficiente auditivo,1,Delegado de polícia aposentado condenado,1,Deletar mensagem,1,Denatran,1,Dengue,3,Denuncia,1,Denúncia,1,Desafio do desodorante,1,desaparece,1,Desaparecida,2,Desaparecidas,3,desaparecido,17,Desaparecidos,1,Desastres Naturais,1,descarga elétrica,1,despejo,1,Destaque,153,Destaque nacional,7,detran,1,Dia D,1,Dia das Mães,2,Dia do Índio,1,Dia Internacional da Mulher,2,Dia Mundial da Água,1,dia mundial de combate ao trabalho infantil,1,diesel,1,Diesel e a gasolina,6,dinheiro,1,Dinho ( Tio Nay ),1,direito a Ter Pai,1,Direitos da criança e adolescente,2,Direitos do Cidadão,11,Direitos do consumidor,10,Direitos dos Animais,4,Direitos Humanos,5,Diretores mineiros,1,Dirigir bêbado,1,Diversão,2,Doação,2,Doação de sangue,4,Doações,2,Documento digital,1,Documento Nacional de Identidade,1,doença,1,doenças,1,Domingo de Páscoa,1,DPMG,1,droga Truvada,1,e,1,É Jéssica,1,E-farsas,3,Eclipse lunar,3,Eclipse solar,1,Economia,180,Economia e Emprego,8,Ecstasy e maconha,1,Editorial,1,Educação,58,Eleições 2018,24,eleições 2020,2,eleições de 2018,7,Eliminar pulgas e carrapatos,1,em foco,1,Embarcação vira no Lago de Furnas com nove pessoas,2,Empreendedor,1,Emprego,3,Encceja,3,Encceja 2018,2,Encceja Nacional,1,Enem,6,Enem 2017,2,Enem 2018,5,Energia,1,Energia elétrica,9,Enfermeira Priscila Coral,1,Enfermeiro que ameaçava mulher com arma de fogo é preso.,1,Ensino superior,2,Entretenimento,3,Escola de Sargentos,1,Esportes,2,Esquema de receptação,1,esquerdopatas,1,Estacionamento rotativo,1,Estado Islâmico,1,estadual Fred Costa,1,Estagiar,8,estalionatários,1,Estelionatário,1,Estilo de vida,1,Estiva,1,estrelas,2,Estudante,1,Estuprar a própria filha,1,Estuprar as próprias filhas,1,Estupro de criança,5,etanol,1,Evento,6,Ex-companheira,1,ex-jogador,1,Ex-marido agride e rouba moto de jovem,1,Ex-presidente Lula,13,ex-vereador,1,Exame Nacional,1,Exames nas ruas,1,Exército,1,Exército de Pouso Alegre,1,Exploração sexual,1,Exploração sexual infantil,1,Explusa de casa,1,Extinção,1,Extrema,4,FAB,2,Fábrica da Nestlé,1,Facebook,5,Facebook e WhatsApp,1,Fake News,9,Falecimento,15,falha de segurança,1,Falsa noticia,4,Falsificação,2,Falsificação de tênis Reebok,1,Falsificado de Botox,1,Falso assalto,2,Falsos sacerdotes,2,Fama,1,Família,1,Família localiza Conferente,1,Fatalidade,2,Fazendeira,1,Febre amarela,8,Feirinha da Madrugada,1,Feminicídio,23,Fenômeno,3,Férias,1,Feridado,2,Fernão Dias,8,festa de seu aniversário,1,FGTS,6,Filé de Peixe Congelado Polaca do Alasca,1,Fim das manifestações,2,Fim do Ano,1,Fim do mundo,1,Final do ano,2,Fiscalização,1,Fogos de artifício,2,Fome,1,Foragido,1,força,1,Força Aérea Brasileira,2,Força Expedicionária Brasileira,1,Forças Armadas,4,Forças de Segurança,1,Forças federais,1,Forças militares,1,Formação de Sargentos,1,frente fria,3,fumantes,1,Funkeiro,1,Furto de energia,1,Futebol,4,Fuzil de alto calibre,1,Gafanhotos,1,Garoto desaparecido,1,gás de cozinha,1,gasolina,6,Gato e Cachorro,1,GCM,1,gelo,1,Gerais,10,Geral,6,goleiro do Guarani,1,golpe,5,Golpe de Estado,1,Golpe de machadadas,1,Golpe no WhatsApp,6,Golpe virtual,6,Golpista,3,Golpistas,4,Governo de Minas,1,Governo federal,8,Grande BH,7,granizo,3,Grave acidente,2,Grave acidente com ônibus,1,Grave ameaça,1,Graves acidentes,2,Grávida morre após ser espancada,1,Gravida que sumiu após ir ao trabalho volta para casa,1,Greve dos caminhoneiros,22,Greve dos Correios,4,Greve encerrada,1,Greve Geral,4,Gripe suína,1,Grupos de WhatsApp,1,Guaxupé,1,Guerra,2,H3N2,1,HABEAS CORPUS,2,Hassan Rouhani,1,Helicóptero da Globo,1,Higiene e limpeza,1,Homem baleado,1,Homem é alvejado e morto em veícul,1,Homem é morto a facadas,1,Homem é preso após tentar roubar celular,1,homem encontrado morto,2,Homem leva facadas e acaba preso,1,Homem morre após batida,1,Homem morre após pneu estourar,1,Homem morre atropelado,1,Homem reaparece,1,Homenageada,1,Homenagem,1,Homicídio e suicídio,1,Homicídios em geral,1,Horário de verão,9,Hospital,2,Humorista,1,IBGE,1,ICMS,1,Igualdade de gênero,1,Impostos,3,Incêndio,1,Incêndio destrói fábrica de malharia,1,Incêndio em fábrica,1,Incêndio em residência,1,infecção do HIV,1,Influenza,1,Inmetro,1,inss,3,Internacional,5,internet,1,Intervenção Militar,2,inverno de 2018,1,Investimento,1,Irã,1,Itajubá,8,Itália,1,iTech,16,Jacutinga,1,Joaquim Barbosa,1,Jogador de basquete,1,Jogo erótico,1,Jornalismo,2,Jovem aprendiz,1,Jovem desaparece após passear com os cães,1,Jovem desaparecida,3,jovem é vítima de estupro,2,Joyce Mendes,1,juiz federal Sérgio Moro,2,Justiça,6,Justiça condena fábrica de cerveja,1,Justiça Eleitoral,2,Justiça federal,2,Justiça mineira,2,Juventude,1,Kit de gravidez,1,Lava Jato,4,Lavagem de dinheiro,1,Leandro.com,1,Legalização da maconha,1,Lei Maria da Pena,1,Lei Maria da Penha,1,Leste de Minas,1,Liberdade de imprensa,4,Liminar,1,Litoral paulista,1,lixeiras,1,Lixo,1,logística,1,Lojas Americanas,1,Loteria instantânea,1,Loterias,1,lua,1,Lula,3,Lula condenado,1,luto,3,Maca Peruana,1,Macarrão recebe alvará de soltura,1,Maconha,1,Maio Amarelo,1,Mais médicos,1,Mamonas Assassinas,1,Manifestações,2,Manipulação de resultados em jogos,1,Marília Mendonça,1,Máscaras,5,mata mãe e dois filhos,1,Material furtado,1,maus tratos,3,Maus tratos a animais,8,Meio Ambiente,8,meio milhão,1,Memória de Combatentes,1,Menina morre após ser esquecida pelo pai dentro de carro,1,Menor é agredido com faca,1,Menores com simulacro de arma,1,mental,1,Mercosul,1,Mês da mulher,2,meteoro,2,Meteoroliga,1,Meu Pet,1,MG,1,MG-050,1,MG-179,1,MG-290,1,minas,1,Minas Gerais,189,Mistério,1,Mobilidade,2,Monárquica,1,Monstro de Buenópolis,1,Morador de rua baleado,1,Morte de macaco por febre amarela,1,Morte de policial,1,Morto por engano,1,Motociclista morre após bater de frente de carro,1,Motorista Embriagado,1,MST,1,Mulher gravida sai para trabalhar e desaparece,1,Mulher atropelada,1,Mulher de PM,1,Mulher desaparecida,3,Mulher desaparecida em Cambui,1,multa,1,Mundo,18,Mundo feminino,1,Nacional,3,Não respeito decisão,1,Narcotráfico,1,Natal,1,natureza,1,Negócios e Investimentos,1,Netflix,2,Neto mata avô de 83 anos,1,Noroeste de Minas,5,Norte de Minas,8,Norte Mineiro,1,Nota de Esclarecimento,1,Nota de falecimento,12,notas falsas,2,Noticias,59,Notícias falsas,5,Nova etiquetagem em pneus,1,Nova lei,1,Novo Hamburgo,1,Novo protesto,2,Novo Site,1,óbito,1,óbitos,4,obras,1,Oeste de Minas,1,Olho Vivo,1,oms,2,Ônibus do Exército,1,Operação,3,Operação "Canaã - A Colheita Final,2,Operação "seeds bank",1,Operação “Canaã – A Colheita Final,1,Operação Antidrogas,2,Operação Backdoor,1,Operação Caifás,2,Operação Canaã,1,Operação Canãa,1,Operação Casa de Papel,1,Operação Cronos,1,Operação DICTUM,1,Operação Lava Jato,5,Operação Lei Seca,1,Operação Policial,9,Operação Proditor,1,Operação Swindle,1,Operação Zelotes,1,Operadora Tim,1,Organização criminosa,1,Órtese e prótese,1,Ouro Fino,4,OVNIs,1,ovo,1,pá carregadeira,1,Padre Paulinho da Canção Nova,2,Pagamento de pensão,1,Pai espanca e pendura filhos pelo pescoço,1,Pai mata filha na região Central de Minas,1,Pandemia,13,Parada Gay,1,Paraíso do Pescador,1,Paralisação Nacional,2,Passe Livre,1,Passos,1,PC,1,pedágios,1,Pedofilia,6,Peladão no banco,1,Penitenciária Nelson Hungria,1,Pensão alimentícia,3,Pente-fino,2,Perfil falso no Facebook,1,Personalidades,25,Pesquisa,2,Pesquisa eleitoral,2,Pet Faz Bem,3,petição,1,Petrobras,8,pf,1,PicPay,1,Piquete,1,pirataria,1,Pirsão,1,PIS/Pasep,1,planetas,1,Plantão Policial,7,PLP 2.0,1,PM apreende drogas e autores,2,PMMG,2,Poço Fundo,1,Poços de Caldas,15,Policia,51,Polícia,3,Policia Federal,1,Polícia Militar,1,Polícia Militar do Meio Ambiente,1,Policial,1,Politica,55,Política,4,Pop & Arts,1,Por cobrança de divida,2,porco,1,Pornografia infantil,2,pornográfico,1,Pouso Alegre,352,pragas,1,Práticas ilegais com crianças,1,Pré-candidatos,1,pré-carnaval,1,Preço da gasolina,4,Preço Dinâmico Uber,1,Prédio desaba,1,prefeitos,1,Prefeitura de Alfenas,1,Prefeitura de Pouso Alegre,5,Preso,3,Presos,2,Presos em bloqueios,1,Prevenção,1,Prevenção ao Suicídio,1,Previdência Social,3,Previsão do tempo,22,PRF,7,primavera,1,Prisão de Lula,2,Prisão domiciliar para detentas grávidas,1,Prisão preventiva do Socelite Leandro.com,1,Privacidade,1,Procon,2,Professor de catequese,1,Professores,1,Profissão de esteticista,1,Programa de Estágio,3,Proibição,2,proibidos,1,projeto,1,Projeto de lei,5,Projeto lei,1,Promoções,1,promoções de início de ano,1,Pronatec,1,Proteste,1,Protesto contra o preço da gasolina,1,Protesto dos Caminhoneiros,1,Protetor de Animais,4,ProUni,1,Qradilha presa pela Policia Militar,1,Quadrilha,2,Quadrilha especializada,2,Quadrilha invadem sitio e roubam boi de estimação,1,quarentena,2,Queda de Avião,1,Queda de energia,1,Queda em buraco,1,Queda na Criminalidade,1,radares,2,Rádio,1,ranking de homicídios,1,Ranking do sexo,1,Raspadinha,1,reajuste,5,Reajuste de despacho postal,1,Recall,2,Receita Federal,2,Reclamação,1,Rede de Solidariedade,1,Rede Ebserh,1,Rede sociais,9,Rede social,1,Redes sociais,14,refinarias,2,Reforma da Previdência,1,Região Central,1,Região da Pampulha,1,Região leste,1,Região metropolitana,6,Religião,4,Religioso,1,Relógio do Juízo Final,1,Renovação de CNH,2,Resgatado,2,respiradores,1,Resultado do Encceja,2,Réveillon,1,Rio Doce,1,rituais macabros,1,ritual satânico,1,rodovia Fernão Dias,2,rodovias,1,Romeiros,1,Ronaldinho,1,Roubam dinheiro de vigilante,1,Roubo,3,Roubo a banco,2,Roubo à mão armada,3,Roubo à mão armada aos correios em Silvianópolis,1,Roubo à padaria,1,Roubo aos Correios,1,Roubo de Veiculo,2,Roubo e Furto,1,Rússia 2018,1,Salário mínimo,1,Samu,2,Sarampo,2,Sargento,1,Sargento do Corpo de Bombeiros,1,satélites,2,Saude,3,Saúde,42,Saúde Publica,34,Se você é vítima?,1,Sebrae Minas,1,Segurança,2,Segurança no Carnaval,1,Segurança no trânsito,1,Segurança Publica,1,Segurança Pública,72,Seguro obrigatório,1,Seguro-desemprego,1,Seita satanista,1,Sem aulas,1,Senac,1,Senado Federal,2,sensualiza,1,Sequestro,1,Sérgio Moro,1,Serviço Militar,1,Seu Tião da Anatomia,1,Sevor,1,Show da Virada,1,Sinaceg,1,Síndrome de Down,1,Sinovac,1,Sistema Prisional,3,Só Notícia Boa,11,Socialite,1,Sociedade,1,Socorristas,2,Solidariedade,2,SOS Chuva,1,starlink,1,STF,2,Suásticas nazistas,1,Sudeste,1,Sul de Minas,867,Superbactérias,1,Superlua,2,Supermotors,1,Supostos bandidos pedindo comida no Sul de Minas,1,Surto,1,Surto de gripe,1,Surtos de Conjuntivite,1,SUS,1,Suspeita de matar sogra,1,Suspeito agride idosa e estupra mulher,1,Suspeito tenta engolir crack,2,Suspeitos de furtar o veículo,1,Suspeitos são presos ao tentar se desfazer das drogas,1,Suspeitos são surpreendidos com drogas,1,Suzuki Day,1,Tamanduá Mirim,1,Tanques chegando ao Rio é falso,1,tarifária verde,1,Tecnologia,16,Teerã,1,telegram,1,templo satânico,1,Tentativa de homicídio,1,Terremoto,1,Teste do gênero oposto no Facebook,1,testes,5,The Voice Kids,1,Totalmente normalizado,1,Trabalho escravo,2,trabalho infantil,1,Trafico de drogas,10,Tráfico de drogas,13,Tráfico de drogas em Alpinópolis,1,Tráfico internacional de bebês,1,Tragédia,23,Transexual,1,Transito,5,Trânsito,47,Transporte coletivo,3,Transporte irregular,1,Transporte Rodoviário,1,Trator furtado,1,tre,1,Tremor de terra,4,Três Corações,1,Três Pontas,1,Triângulo Mineiro,12,Triplex no Guarujá,1,tse,2,Tuany Toledo,1,TV Foco,13,Twitter,1,Uber,6,Últimas,20,Últimas Notícias,165,Umidade do ar,2,Universidade Federal,1,UPA,1,Uso de força,1,Utilidade pública,1,vacina,2,Vacina contra a febre amarela,1,Vacinação contra a Influenza,2,Vacinação contra febre amarela,1,Vale do Aço,1,Vale do Jequitinhonha,1,Vale do Mucuri,1,Vale do Rio Doce,2,van,1,Van de estudantes capota e deixa pelo menos 12 feridos,1,Vandalismo,2,Vândalismo,1,Vândalos,1,Varginha,7,Veículos Abandonados,1,Veículos furtados são recuperados,1,vento,1,Verao 2019,1,vereador,1,vereadores,1,Vídeo do Lula sendo preso é golpe,1,Vigilância Sanitária,2,Violência contra mulher,7,Violência doméstica,3,Viralizou,1,vírus H1N1,1,vírus HIV,1,vitima,1,vitima de afogamento,3,Vítima de AVC,1,Vitima de raio,2,vítima de tragédia,3,Vitima fatal,3,vítimas,4,Vitimas baleadas,1,Vitimas de abuso,1,Vítimas de tragédia,6,Vitimas fatal,2,Vostok-2018,1,Wallace,1,Whatsapp,12,WhatsApp beta,1,WhatsApp Business,1,YouTube,1,YouTube Go,1,Youtuber é baleada após briga de trânsito,1,zona azul,1,Zona da Mata,5,Zona da Mata Mineira,1,Zona Rural,2,
ltr
item
Minas em Foco: Socorristas voluntários de Minas param atendimentos após nova lei
Socorristas voluntários de Minas param atendimentos após nova lei
https://2.bp.blogspot.com/-WS5VfG5TEy0/XC4slgkUb6I/AAAAAAAAMl8/8hIZU-kikWoTUucJ8dd8KrPa4jKoN3eOgCLcBGAs/s1600/resgate.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-WS5VfG5TEy0/XC4slgkUb6I/AAAAAAAAMl8/8hIZU-kikWoTUucJ8dd8KrPa4jKoN3eOgCLcBGAs/s72-c/resgate.jpg
Minas em Foco
http://www.minasemfoco.com.br/2019/01/socorristas-voluntarios-de-minas-param.html
http://www.minasemfoco.com.br/
http://www.minasemfoco.com.br/
http://www.minasemfoco.com.br/2019/01/socorristas-voluntarios-de-minas-param.html
true
8392356379964736371
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts Destaque Leia mais... Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy