Últimas Notícias

Bloqueio de celular pirata em SP e MG começa no domingo

O celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular brasileiras, a qualidade dos serviços e a segurança do consumidor.
A medida pretende reduzir o número de celulares roubados
A partir de domingo (24),  a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) inicia o bloqueio dos celulares sem certificação em São Paulo e Minas Gerais, além de estados da região Norte e Nordeste. A medida vale para aparelhos habilitados a partir de 7 de janeiro.


Essa é a última etapa do projeto Celular Legal da Anatel. Já foram bloqueados 244.217 aparelhos no país, segundo a agência reguladora.
O celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel que indica a sua certificação.
Mensagens sobre o bloqueio foram envidas a partir do dia 07/01. O usuário do serviço móvel que recebeu os alertas deverá procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor. É possível consultar a situação do aparelho no site do projeto Celular Legal (anatel.gov.br/celularlegal). 
Ainda posso comprar celular fora do Brasil? 
Pode, mas só se o aparelho comprado tiver origem de "fabricantes legítimos" - Leia-se marcas importantes no mercado mundial e que não tenham sido impedidas de funcionar no Brasil. Em casos assim, os celulares costumam ter certificações internacionais de funcionamento. Por isso, também são aceitas aqui.

Copyright © 2019, Toni Oliveira - Minas em Foco. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário