Últimas Notícias

Ingrediente de slime pode causar intoxicação, alertou a Anvisa


O uso inadequado do bórax pode provocar náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia com coloração azul/esverdeada, cianose (pele, unhas e lábios azulados ou acinzentados) e queda de pressão, perda da consciência e choque cardiovascular
Shutterstock
Febre entre as crianças, o slime, espécie de geleca colorida, foi alvo de alerta recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em comunicado publicado em seu site, o órgão afirma que o bórax (ou borato de sódio), vendido e usado para preparo caseiro do brinquedo, pode provocar intoxicação. 


De acordo com a agência, a substância é um produto químico autorizado para diversas finalidades, como em fertilizantes, itens de limpeza e até mesmo medicamentos. Contudo, não é regulamentado pela Anvisa para uso nesse tipo de brinquedo. A inalação ou a ingestão pode provocar intoxicação. 

Slimes prontos de loja
O alerta da Anvisa é voltado principalmente para os produtos caseiros, em razão dos riscos do manuseio da substância e das quantidades. No entanto, os pais também devem ficar atentos à presença ou não da substância nos slimes industrializados, lendo as instruções e ingredientes nos rótulos.

Sintomas de intoxicação 
Quando usado inadequadamente, o bórax pode provocar náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia com coloração azul/esverdeada, cianose (pele, unhas e lábios azulados ou acinzentados) e queda de pressão, perda da consciência e choque cardiovascular.    

O que fazer diante desses sintomas? 
Não provoque o vômito 
Não ingira água, leite ou qualquer outro líquido 
Ligue para o Centro de Informações Toxicológicas (CIT) local (disponíveis neste link
Se recomendado, procure um serviço médico de urgência. Por Toni Oliveira @jornalistatonioliveira ) É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo.







Nenhum comentário