Pixabay
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Minas Gerais anunciou, nesta quarta-feira (11), que os motoristas mineiros poderão adotar a versão digital do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) pelo celular. De acordo com o Detran, o aplicativo não depende de internet para funcionar.



Para usar o serviço, basta realizar o download nas lojas (Google Play e App Store)  do aplicativo  no aparelho celular, cadastrar o CPF, criar uma senha e informar os dados do veículo. Caso o usuário já utilize a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital, as informações sobre o veículo aparecerão automaticamente no sistema.

Tal qual acontece com a versão digital com a carteira habilitação, o documento de papel continuará sendo emitido e é a partir dele que o motorista vai poder gerar a versão digital. Em caso de fiscalização, portanto, o motorista poderá apresentar o documento digital no celular, ao invés do papel. 


Passo a passo

- Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito;

- Acessar ao sistema do Denatran;
- Se for o primeiro contato fazer o cadastro. É preciso informar o número do CPF;
- Preencher os dados pessoais;
- Receber e-mail ou SMS para confirmar a senha;
- Cadastrar senha de quatro dígitos;
- Após o login, selecionar a opção “Veículos”, em seguida informar o número do Renavam e o Número de segurança do CRV.
- Selecionar incluir;
Pronto está disponibilizado o CRLVe em seu smartphone.



Compartilhamento
O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.Por Toni Oliveira com Agências de noticias @jornalistatonioliveira ) É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo.