Pixabay
Começa no dia 13 de janeiro e se encerra em 19 de março a escala de pagamento do IPVA 2020 em Minas Gerais. Como nos anos anteriores, o contribuinte que decidir quitar o imposto à vista, na data de vencimento da primeira parcela de sua respectiva placa, terá 3% de desconto. 

Também permanece o programa “Bom Pagador”, de incentivo à regularidade do pagamento do tributo, que concede, automaticamente, 3% de desconto para quem quitou rigorosamente em dia todas as obrigações referentes ao veículo, nos anos de 2018 e 2019.

Alíquotas
Para definir o valor final do tributo, a secretaria considera o valor venal (preço de venda do automóvel) multiplicado pelas alíquotas. Esse ano, elas serão de:
  • 1%, para veículos de locadora, ônibus, micro-ônibus, caminhão e trator;
  • 4% para automóveis, utilitários e caminhonetes (exceto as de carga de cabine simples e furgão, sobre as quais incidem 3%);
  • 2% para motocicletas ou similares.

Como pagar o IPVA 2020 BH pela internet?

Para efetuar o pagamento de IPVA pela internet, basta seguir alguns passos:
  1. Acessar o site do Detran – MG;
  2. Clicar em consultar código de RENAVAM;
  3. Escolher o período de pagamento;
  4. Conferir o valor e imprimir a guia de pagamento ou copiar o código de barras para efetuar o pagamento no aplicativo do seu banco.
Na área do site, já aparece o valor exato a ser pago do IPVA 2020 e também aparece, caso tenha, valores em aberto com o Detran, como multas e IPVAs de outros anos, possibilitando a regularização.

Qual é a data de pagamento do IPVA 2020?

A data varia do final da placa de cada veículo e da forma que será pago (à vista ou parcelado), conforme a tabela abaixo.

O não pagamento do IPVA nos prazos estabelecidos gera multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), e de 20% após o 30º dia. Os juros são calculados pela taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custodia (Selic) e incidem sobre o valor do imposto ou das parcelas, acrescido da multa.