Expresso Gardenia deixa de operar no Sul de Minas a partir deste sábado (25)

 

Ônibus Gardenia pega fogo na rodoviária de BH. Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A Expresso Gardênia não vai mais operar as linhas de ônibus intermunicipais do Sul de Minas Gerais. A concessão será transferida para cinco novas empresas: Viação Serro, Santa Rita, Santa Cruz, Bonanza e Viasul. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23) em Belo Horizonte.

As novas concessionárias começarão a operar a partir deste sábado (25), atendendo a 97 municípios da região. (veja lista das rotas completas abaixo)

Para evitar transtornos, as empresas que estavam operando temporariamente desde a suspensão da Gardênia foram orientadas a não vender passagens para viagens após essa data. Após o dia 25, os bilhetes voltam a ser vendidos.

A decisão de encerrar os contratos da Expresso Gardênia foi divulgada nesta quinta-feira (23) e motivada pela Operação Ponto Final, realizada entre abril e maio de 2024 pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

A fiscalização identificou graves irregularidades, como atrasos, má conservação dos veículos e falhas operacionais. Em junho de 2024, os contratos da Gardênia foram suspensos, e outras operadoras assumiram as linhas provisoriamente.

Empresas que vão fazer as antigas rotas da Gardênia

Lista das empresas que farão as rotas antes operadas pela Gardênia. — Foto: Divulgação/Governo de Minas

Sem resolver as irregularidades, a Gardênia solicitou a transferência das linhas para outras empresas. Após análise, a Seinfra aprovou a transferência para as novas concessionárias, que comprovaram condições de operar com segurança e qualidade.

A transição será realizada sem alterações significativas para os passageiros. A partir de 25 de janeiro, os bilhetes voltarão a ser comercializados pelas novas operadoras, mantendo os preços das passagens e os itinerários conforme a regulamentação estadual.

Histórico

A Gardênia fazia os principais itinerários entre a capital mineira e o Sul do estado.

Em maio de 2024, a empresa deixou de operar linhas após diversas fiscalizações da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Entre demissões e manifestações de funcionários, a viação estimou um prejuízo de R$ 4,5 milhões — valor que poderia aumentar para R$ 6 milhões, segundo a empresa, caso as linhas não fossem retomadas. Mais de 200 trabalhadores foram demitidos; número que poderia aumentar para 400.

No início de julho, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais derrubou uma liminar da Vara Empresarial e manteve a decisão da Secretaria de Infraestrutura do Estado, a Seinfra, de suspender as linhas da Gardenia por 90 dias.

No fim de julho, a Expresso Gardenia afirmou ao Ministério do Trabalho que só deveria pagar os direitos dos funcionários demitidos pela empresa se pedidos feitos à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) fossem atendidos.

*As informações são do g1 Sul de Minas


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