SMEC construiu projeto específico com apoio do Núcleo Tecnológico Municipal para assegurar retomada remota das aulas durante isolamento social

© Getty Images
Com o fim do recesso escolar, antecipado por decretos municipais, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura em Pouso Alegre criou estratégias para a retomada do ano letivo na rede municipal, que acontece a partir desta quinta-feira (30 de abril). 

Não há previsão para a abertura das escolas e reinício das aulas presenciais. A partir de quinta-feira ocorrerão dinâmicas online e atividades impressas para distribuição aos alunos que não possuem acesso online. Os alunos serão orientados sobre como utilizar as ferramentas digitais.

Para assegurar a continuidade das atividades escolares nesse cenário de isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, um projeto específico de ensino a distância foi construído pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com apoio do Núcleo Tecnológico Municipal. Alunos terão aulas online e os servidores que atuam no administrativo das escolas iniciarão o teletrabalho.

Uma das formas de acessar o conteúdo é via internet, através do site is.gd/smecdigital, que pode ser feito via computador, tablet ou celular. Pelo computador basta digitar o endereço do site e será encontrada uma série de menus, de acordo com o nível do aluno: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental 2, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Ao selecionar a série do estudante, os conteúdos disponíveis poderão ser acessados. 

As vídeoaulas também serão transmitidas pela televisão, através da TV Rede América, das 8h às 10h30.  Material impresso será disponibilizado para os alunos que não possuem acesso à internet, ou para aqueles com dificuldades de acompanhar pela TV.

As escolas continuarão fechadas, porém as atividades serão realizadas de acordo com o plano estabelecido. Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as aulas em EaD são uma forma segura e eficiente de comunicação com o aluno. É importante que o processo de aprendizagem não seja prejudicado e assegurada a garantia de continuidade do ensino, resguardando o direito do aluno nessa época de pandemia. 

As informações são da Ascom-Prefeitura