A mulher é uma dos profissionais de saúde da Ahpaceg que participou da campanha pedindo para as pessoas ficarem em casa. "Adelita de 38 anos não tinha qualquer comorbidade e perdeu a vida diante de um vírus que mata".  (foto: Reprodução/AHPACEG)
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) confirmou em nota a morte de enfermeiros de várias regiões do Brasil, em decorrência da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus

Até o início da tarde desta quinta-feira (09/04), foram notificados 19 óbitos de profissionais por suspeita ou confirmação de Covid-19, segundo dados do observatório do Cofen. Destes, 11 já tiveram diagnósticos confirmados.


Segundo o Conselho, a cidade de São Paulo tem o maior número de vítimas, com nove óbitos, seguida de Recife, com três vítimas, e Brasília, com duas. Também foram notificados óbitos em Goiânia (GO), Mossoró (RN), São Gonçalo (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

A entidade fez uma tabela apresentando o número de óbitos por categoria profissional e idade, e ressalta que estes índices se referem, ainda, à fase inicial da pandemia no Brasil.

O Conselho diz na nota que é urgente a adoção de medidas para capacitação e oferta adequada de equipamentos de proteção individual (EPIs) para reduzir os riscos de contaminação dos profissionais de Enfermagem que estão na linha de frente do combate à pandemia.

Na tabela, podemos ver profissionais vítimas do coronavírus com 36, 38, 40 anos. Existe também um óbito de uma enfermeira de Recife (PE) de apenas 29 anos. A vítima mais velha tinha 72 anos.


Mortes por Covid-19 entre enfermeiros – dados de 09/04/2020 – Cofen 
Casos de coronavírus no Brasil
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 22h00 desta quinta-feira (9), 18.176 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 957 mortes pela Covid-19.


O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de quinta, aponta 17.857 casos confirmados e 941 mortes.

São Paulo continua com o maior número de casos confirmados e de mortes. Foram registrados 7.480 casos e 496 fatalidades. O Rio de Janeiro tem 2.216 casos e 122 mortes. O Ceará conta 1.445 infectados e 57 mortes.Da Redação Toni Oliveira /Jornal  O Movimento com Cofen  e Observatório do 3° Setor  É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo )