Na semana passada, cerca de 30 países, incluindo o Brasil, procuraram a Índia para adquirir hidroxicloroquina.
© REUTERS / Lindsey Wasson
Hidroxicloroquina é um medicamento anti-malária que está sendo usado em alguns países no âmbito do tratamento de casos da COVID-19. No Brasil, há dois estudos em curso sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina, medicamentos análogos, indicados para o tratamento de malária, reumatismos e lúpus, dentre outras doenças. 
A Índia liberou sua primeira remessa para 13 países, incluindo o Brasil, alguns dias depois de suspender a proibição de exportação do medicamento, segundo fontes do Ministério de Relações Exteriores da Índia.
EUA, Espanha, Alemanha, Bahrein, Nepal, Butão, Afeganistão, Maldivas, Bangladesh, Seychelles, Maurício e República Dominicana também receberão o remédio.
"Estamos iniciando o processo de fornecer ajuda humanitária na forma de itens farmacêuticos e outros, incluindo hidroxicloroquina e paracetamol", disseram fontes do Ministério das Relações Exteriores da Índia, citadas pela Reuters.
"Estamos processando solicitações de medicamentos de outros países com base na disponibilidade. Eles seriam fornecidos comercialmente", acrescentaram as fontes.
O Brasil receberá cerca de 500 mil comprimidos na primeira remessa.
A Índia afirma possuir o suficiente da droga para servir sua própria população. O Ministério da Saúde e Bem-Estar Familiar do país informou na sexta-feira (10) que a Índia possui um estoque de 328 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina.

Novos números da pandemia no Brasil.

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (12) que subiu para 1.223 o número de mortes registradas pelo novo coronavírus no Brasil — 99 óbitos confirmados nas últimas 24 horas. Até ontem, eram 1.124 mortes. No total, são exatos 22.169 casos oficiais até agora — aumento de 1.442 diagnósticos em um único dia —, segundo o Ministério. Da Redação Toni Oliveira / Jornal  O Movimento / Minas em Foco com ©Reuters e Ministério da Saúde   É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo )