A partir de segunda-feira começa a última etapa de vacinação em todas as 18 unidades do município - © Diulgução / Prefeitura
Termina na próxima sexta-feira (8 de maio), a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe (H1N1). A etapa foi iniciada em 16 de abril, focada em membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, estendendo-se ainda a indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos e trabalhadores portuários. 

A primeira fase da campanha, que durou de 23 de março a 15 de abril, teve idosos e profissionais de saúde como grupos prioritários. De acordo com a Secretaria Municipal  de Saúde, 16.591 idosos (113,10%) foram   vacinados até 13 de abril em Pouso Alegre. Com a segunda fase, a vacinação alcançou um total de 24.583 pessoas. Para a etapa atual, a expectativa é que a meta também seja batida. A vacina contra gripe não imuniza as pessoas contra a Covid-19 (novo coronavírus).


© Diulgução / Prefeitura
A terceira e última fase  tem início na próxima segunda-feira e foi dividida em duas etapas, sendo a primeira para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestante e puérperas até 45 dias e a segunda etapa se inicia dia 18 de maio, vacinando adultos de 55 a 59 anos  e professores de escolas públicas e privadas. A campanha vai até 5 de junho. 


Para receber a vacina, é necessário que a pessoa apresente um documento de identificação e, preferencialmente, a carteira de vacinação e o cartão SUS. No caso de profissionais das áreas prioritárias, também é preciso levar um holerite ou crachá de identificação. Já pessoas com doenças crônicas devem portar uma receita ou prescrição médica feita nos últimos seis meses.


© Diulgução / Prefeitura
Também nesta quarta-feira (06) a Secretaria Municipal de Saúde  disponibiliza em todos os postos a vacina contra meningite, a Meningo ACWY, antes encontrada somente na rede particular e que a partir deste mês passou a integrar o calendário de vacinação do SUS.