Levantamento aponta 967 atendimentos a pessoas em situação de rua no mês de abril

Foto: Divulgação / PMPA
Durante o período de enfrentamento da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Pouso Alegre, através da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, ampliou os serviços de amparo disponibilizados nos equipamentos da rede de proteção à população em vulnerabilidade. 


Entre os equipamentos mais ativos nesse período está o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – o Centro POP,  destacado como importante ponto de apoio para a população vulnerável.  Trata-se de um equipamento municipal voltado ao atendimento especializado à população que vive nas ruas, realiza atendimento técnico individual e coletivo e ações que incentivem o protagonismo e a participação social desses usuários. 

Instalado à Rua São José nº 366, na região central da cidade, o Centro POP atende no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os serviços ofertados são: café, higiene pessoal, guarda de pertences, área para lavar roupa, atendimento técnico, provisão de documentação, confecção de currículos, encaminhamento ao mercado de trabalho, contatos telefônicos com a família e visitas domiciliares com o intuito de restabelecer o vínculo entre usuário e suas famílias.  Em média, 50 pessoas são atendidas diariamente.  

Segundo Lígia Rangel, coordenadora do Centro POP,  “com a pandemia do coronavírus, as pessoas em situação de rua ficaram ainda mais vulneráveis, exigindo do serviço algumas adequações a fim de garantir o acesso digno e a continuidade dos atendimentos”. Medidas adotadas incluem presença limitada na sala de espera e a entrada organizada de três  em três pessoas que recebem todos os cuidados preconizados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e órgãos municipais. Também é obrigatório lavar as mãos e são ofertados álcool em gel  e máscaras de proteção aos usuários.    


Foto: Divulgação / PMPA
O Centro POP já disponibilizava o café da manhã, café da tarde, banho, lavagem de roupas, encaminhamentos aos serviços (recambiamento - passagens, documentação, CAPS, acesso à saúde entre outros). Agora  também passou a encaminhar os usuários para o almoço e jantar no CEMAPA -  Centro Municipal de Acolhimento Provisório para Adultos (antigo albergue).  No mês de abril foram ofertados 280 banhos, 533 cafés da manhã e outros serviços, totalizando 967 atendimentos nesse mês.    

O Centro POP recebe doações, como roupas, produtos de higiene pessoal e artigos necessários para a prevenção da covid-19. Para tanto o doador deve entrar em contato pelo telefone (35)3423-3550, que a equipe irá retirar as doações no local combinado.

As informações são da Ascom-PMPA