Header Ads

Últimas Notícias

Estação Espacial Internacional estará visível no Sul de Minas, a partir de hoje



© NASA
A Estação Espacial Internacional operada pela Nasa, conhecida como ISS (International Space Station), poderá ser visível a olho nu entre este domingo (14) até a segunda-feira do dia 22 em todo o Brasil.


De acordo com o site de monitoramento Observação da ISS, o reflexo da luz solar sobre a estrutura da plataforma é tão grande que não é necessário o uso de equipamentos para observar a Estação Espacial.

A ISS passará sobre a cidade de Pouso Alegre e toda a Sul de Minas nos dando a possibilidade de observação e registro através de celulares e máquinas fotográficas. Neste domingo a ISS é visível sobre o Estado de Minas Gerais a partir das 19h11 e terá a duração de 1 minutos e 12 segundos (altitude 10° 18° 18°)


O círculo cinza indica a área onde a Estação Espacial está a pelo menos 10° acima do horizonte. © Astroviewer
Amanhã, terça e na quarta-feira, serão os dias mais visíveis sobre a  região. Segunda a partir das 05h07 com duração de 2 minutos ( e quarenta e sete segundos  altitude 58° 58° 10°), terça 19h14 com duração de dois minutos e cinquenta e três segundo (altitude 10° 47° 47°), e na quarta a partir das 18h26, com duração de cinco minutos e vinte e quatro segundo (altitude 10° 69° 22°)

A melhor hora para observar a ISS é quando é noite no seu local e a Estação Espacial está iluminada pelo sol. Geralmente, essa situação de visualização ocorre pela manhã antes do nascer do sol ou à noite após o pôr do sol.

A ISS possui 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e uma massa de 450 mil quilos. A plataforma está orbitando a uma altura aproximada de 400 km da superfície terrestre, com uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h, o que lhe confere um período de translação ao redor da Terra de 90 minutos (1,5 hora). ( Veja as coordenadas, demais dias e horários no site Astroviewer (link)