Sul de Minas investiga 39 mortes por dengue e intensifica combate ao mosquito


O Sul de Minas tem 39 mortes por dengue em investigação e quatro confirmadas, segundo Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria de Estado de Saúde. Os óbitos são das cidades de Monte Belo, Arceburgo e Nepomuceno.

Conforme a SES-MG, o Sul de Minas tem hoje 31.975 casos confirmados de dengue. Varginha segue liderando o número de registros na região com 7.479 casos confirmados. Passos (2.343) e Campo Belo (1.498) aparecem na sequência. 

Os municípios do Sul de Minas não foram selecionados pelo Ministério da Saúde para operar a vacinação contra a dengue. Portanto, os moradores da região devem ficar atentos as medidas de prevenção, que estão sendo realizadas em diversas cidades.

Combate

Ao longo desta semana, as cidades do sul de Minas seguem realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Moradores devem ficar atentos a limpeza de quintais e lotes. Se forem identificadas pelos agentes condições favoráveis para a propagação do vetor da doença, os proprietários poderão receber notificações extrajudiciais.

Em Varginha, a prefeitura promove nesta segunda-feira (18) o fumacê de quatro bairros da cidade. O serviço faz a dedetização por meio de carros UBV para prevenir a disseminação do vírus da dengue. Ao longo dessa semana, mais de 10 bairros devem receber o fumacê em Varginha (MG).

Também será promovido um mutirão de limpeza para impedir a proliferação do vetor da doença. Toda semana a prefeitura define um novo bairro para o recolhimento de materiais inservíveis.

Um drone sobrevoa no município Monsenhor Paulo (MG), há cerca de 370 km de Varginha, nesta segunda (18) e terça-feira (19) para avaliar as condições sanitárias em relação à dengue.

“Dia D”

No próximo sábado (23), acontece o Dia D de combate à dengue em Lavras (MG), no Sul de Minas.

Ação está prevista para começar às 8h em dois bairros, onde serão recolhidos materiais inservíveis para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e prevenir a proliferação da dengue.

No sul de Minas, algumas unidades de saúde tem realizado o atendimento em horário estendido, realizando teste, distribuição de soro e de outros medicamentos utilizados no tratamento contra a dengue.

A realização de hemograma também é auxiliada pelos centros de saúde.

As pessoas que apresentam sintomas podem ser atendidas até as 20h/21h em cidades como Varginha, Guapé e Lambari.


Postagem Anterior Próxima Postagem