Foto: Polícia Civil
A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (17) em Pouso Alegre (MG) cinco integrantes de uma quadrilha especializada em furtos de cobre no Sul de Minas e no Estado de São Paulo.
De acordo com as investigações, o grupo que foi preso é responsável pela invasão da Estação de Tratamento de Água (ETA), de Poços de Caldas, no dia 7 de setembro. Na ocasião, o grupo rendeu e ameaçou com coronhadas dois funcionários da estação de tratamento.
Segundo a polícia, em todos os crimes, os homens realizavam um levantamento prévio de quais locais poderiam ser invadidos e atuavam de forma violenta para roubar o cobre, devido ao alto valor lucrativo do material.
Em Poços de Caldas, a quadrilha não conseguiu o objetivo de furtar o cobre e em seguida assaltou uma empresa de Santa Rita de Caldas, onde subtraíram pelo menos meia tonelada do material.
Ainda conforme a polícia, o objetivo principal da organização era roubar o material para revender. Todos os integrantes eram especialistas em manusear os materias utilizados nos assaltos.
O grupo deverá permanecer no Presídio de Pouso Alegre. Entre os crimes que eles poderão responder, está o de organização criminosa, já que planejavam os assaltos e agiam com violência extrema, em alguns casos cometendo tortura contra as vítimas.
O próximo passo da investigação, segundo a polícia, é identificar quem seriam os receptores, ou seja, quem estaria comprando o cobre roubado pela quadrilha.